top of page

Alívio Instantâneo da dor na cervical e ombros sem medicação ou cirurgia: saiba como!

Atualizado: 12 de jan.

Os problemas na cervical são comuns entre a população, afetando tanto jovens como idosos. Estes problemas podem surgir de:

  • lesões traumáticas (acidentes)

  • má postura

  • stress crónico

  • esforços repetitivos - podem causar protusões discais, hérnicas de disco e/ou degeneração dos discos intervertebrais

  • doenças autoimunes, como a artrite reumatoide

  • doenças reumáticas, como a espondilite anquilosante e fibromialgia

Se sofre de problemas na cervical, como dores crónicas e limitações dos movimento e foi a uma consulta de reumatologia, com certeza lhe foi prescrito Anti-inflamatórios (AINES) ou relaxantes musculares para aliviar a sintomatologia e/ou a prescrição de sessões de fisioterapia. Possivelmente, também lhe foi ponderado a cirurgia. No entanto a cirurgia é um procedimento invasivo, com risco de envolver complicações graves e longos períodos de recuperação.


Como tratar a dor aguda e crónica sem medicação ou cirurgia

A acupuntura é uma opção de tratamento segura, eficaz e sem efeitos colaterais prejudiciais que deve ser optada como primeira linha de tratamento no alivio da dor e promoção da mobilidade. A acupuntura ajuda a reduzir a necessidade de medicamentos para dor, um fator importante para os pacientes que desejam evitar os efeitos secundários da medicação ou aqueles que não respondem bem aos medicamentos para dor, assim como evita a necessidade de uma intervenção cirúrgica, abordando as causas subjacentes da dor cervical.


O que é a Acupuntura

A acupuntura é uma técnica de inserção de agulhas finas (sem qualquer substância injetável) em pontos específicos do corpo para ativar ou inibir determinadas funções orgânicas e alcançar fins terapêuticos. A acupuntura tem sido amplamente praticada na China há mais de 4000 anos e é parte integrante da medicina tradicional chinesa. Foi descrita pela primeira vez no Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo por volta de 200 a.C. Anatomicamente, pontos de acupuntura foram relatados como correspondentes a áreas cutâneas de alta condutividade elétrica e diferenças histológicas distintas em comparação com o tecido adjacente.


Como a acupuntura ajudar a aliviar os sintomas de dor e aumenta a amplitude cervical

1. Alívio da dor: A acupuntura contribui no alívio da dor cervical e ombros, relaxando os músculos e reduzindo a inflamação. Durante uma sessão de acupuntura, são inseridas agulhas finas de acunpuntura em pontos específicos do corpo que estimulam a liberação de endorfinas, pelo hipotálamo e pela glândula pituitária, responsáveis pelo alivio da dor e sensação geral de bem-estar. Geralmente, os pacientes com dores crónicas e doenças neurológicas têm uma libertação muito baixa destas endorfinas.

2. Promove a circulação sanguínea: A acupuntura melhora a circulação sanguínea, o que contribui para a redução da inflamação e promoção da cura. Isso ocorre porque as agulhas de acupuntura estimulam a vasodilatação, aumentando o fluxo sanguíneo e fornecendo mais oxigênio e nutrientes aos tecidos da região que se pretende tratar.

3. Redução da inflamação: A inflamação é uma das principais causas da dor cervical, e a acupuntura acelera o processo anti-inflamatório na região afetada, ao mesmo tempo que regula o número de citocinas, responsáveis pela resposta imunitária e inflamatória em todo o organismo. Esse efeito estende-se por vários dias após a sessão de acupuntura.

4. Aumenta a flexibilidade e a amplitude de movimento: A dor e tensão muscular pode dificultar o movimento do pescoço e ombros. Como a acupuntura liberta endorfinas analgésicas que inibem a dor e promove a vasodilatação e circulação sanguínea que relaxam os músculos, a flexibilidade e a amplitude de movimento aumentam logo após a primeira sessão.


Se sofre de dores na cervical e ombros e procura reduzir a toma de medicação e evitar a intervenção cirúrgica, a acupuntura pode ser uma alternativa eficaz e segura como primeira linha de tratamento.

Em que consiste o tratamento

Geralmente o tratamento da dor envolve a combinação de diferentes técnicas da medicina chinesa, de modo a ampliar a eficácia terapêutica. Dependendo do diagnóstico clínico, o paciente pode receber acupuntura acompanhada de eletroestimulação, massagem terapêutica Tui Na, termoterapia, moxibustão e ventosaterapia.


Consulte um profissional qualificado para avaliar as suas necessidades individuais e determinar o melhor método de tratamento.

Referências

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page