Tem dor nas costas ao se levantar? Talvez seja esta a razão
- Catarina Rodrigues
- 2 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jan.
A dor musculoesquelética é uma das condições de saúde mais frequentes em clínica, em que a dor na região “inferior” das costas constitui uma das queixas principais.
São milhares os dias de trabalho perdidos anualmente por causa da dor nas costas, que pode ser curada com sucesso se o tratamento for direcionado para os músculos afetados.
Se sente dor e rigidez nas costas quando se tenta levantar ou tem dificuldade em se endireitar após estar sentado, é provável que o músculo psoas esteja afetado. |
---|
O músculo psoas é responsável pela flexão da coxa. liga-se das vértebras dorsais e lombares (D12-L5) ao pequeno trocanter do fémur (ver imagem) . Quando a coxa está fixa, o psoas permite a flexão do tronco sobre a coxa, ou seja desempenha a maior parte do trabalho quando passamos de decúbito dorsal (deitado) para a posição sentado.

Principal causa da dor?
Os músculos muitas vezes encurtam-se devido a longos períodos de tempo sentado. O encurtamento do psoas pode causar uma inclinação pélvica anterior, que aumenta a curvatura lombar (lordose) e causa dor nas costas. A fraqueza no psoas pode, inversamente, causar uma retificação da curvatura lombar. Portanto, tanto os músculos psoas fracos quanto os encurtados podem causar dor. Além disso, quando o psoas está encurtado, pode restringir a rotação da articulação do quadril, o que pode causar problemas no joelho.
Como saber se essa é a causa de dor?
Um método simples de diagnóstico, que pode indicar se o psoas é a causa da dor, é pedir ao paciente que adote a posição lunge, com o joelho de trás no chão e observar se sente rigidez na virilha. O lunge alonga o psoas e pode revelar o nível de contração do músculo.
Também pode testar deitado de costas, numa superfície lisa, com ambas as pernas retas e, em seguida, puxar um joelho em direção ao peito; se a outra perna se levantar da superfície, então o psoas está muito contraído.
Qual o melhor Tratamento?
A medicina chinesa, em particular a eletroacupuntura, proporciona excelente resultados no alivio da dor e relaxamento Muscular.

Uma das vantagens da eletroacupuntura em relação à acupuntura manual é que, do ponto de vista da medicina convencional, estimula os músculos, nervos e a circulação de substâncias analgésicas, anti-inflamatórias e sedativas. Pode:
Modular substâncias químicas endógenas, como a beta-endorfina (um analgésico natural produzido pelo cérebro e 10x mais forte que a morfina).
Promover a circulação: fundamental no processo de cicatrização, pois fornece nutrientes aos tecidos traumatizados, ao mesmo tempo que remove quaisquer produtos inflamatórios que possam irritar essas mesmas estruturas teciduais.
A eletroacupuntura é uma técnica segura e eficaz no alívio da dor, que ajuda os pacientes a recuperar mais rápido. Muitas vezes, o paciente consegue ficar de pé imediatamente após o tratamento. |
Referências
Electroacupuncture and TENS: Putting Theory into Practice Journal of Chinese Medicine • Number 92 • February 2010
Journal of Chinese Medicine | Issue125 | February 2021 Treating the Psoas Muscle Using Electroacupuncture
Seeley's anatomy and physiology (8th edition)
Comments