top of page

Como tratar as enxaquecas de vez!

Atualizado: 12 de jan.

A enxaqueca é uma doença neurovascular comum e intermitente, caracterizada por dores de cabeça moderadas a graves e recorrentes, muitas vezes acompanhadas de sintomas do sistema nervoso autónomo. A enxaqueca manifesta-se como uma dor de cabeça que dura de quatro a 72 horas, é latejante, de intensidade moderada a severa e unilateral. Pode ser causada por vasoconstrição no fluxo sanguíneo arterial do cérebro e do couro cabeludo.


SÃO FREQUENTEMENTE GRAVES O SUFICIENTE PARA LIMITAR AS ATIVIDADES DIÁRIAS, INCLUINDO A SUA CAPACIDADE DE TRABALHAR, ESTUDAR, ESTAR COM A FAMÍLIA OU SAIR DE CASA.


O tratamento convencional envolve:

  • Evitar fatores de risco para a enxaqueca, como obesidade, falta de exercício e stress.

  • Evitar possíveis estímulos gatilho da enxaqueca, como cafeína e álcool.

  • Uso de medicamentos profiláticos, abortivos de enxaqueca e analgésicos:

    • Profiláticos: São prescritos a pacientes que têm mais do que uma enxaqueca por semana e precisam de tratamento a longo prazo.

    • Abortivos: São usados quando o paciente tem enxaquecas agudas, grave, intensas ou persistentes. Geralmente, só podem ser tomados uma vez a cada 24 horas.

    • Analgésicos: Geralmente, consiste na combinação de um analgésico, um antiemético e outros ingredientes.

Geralmente inicia-se numa dose baixa e aumenta-se gradualmente ao longo do tempo até que o paciente sinta algum alívio, experimente efeitos colaterais ou atinja a dose máxima. Esses medicamentos levam no mínimo três a quatro semanas e podem levar até 12 semanas para se tornarem eficazes. Raramente são 100% eficazes na prevenção da enxaqueca. Uma redução de 50% nas dores de cabeça é considerado um bom resultado.

 

SE MEDICAMENTOS DE QUALQUER UMA DESSAS TRÊS CATEGORIAS FOREM CONSUMIDOS POR LONGOS PERIODOS DE TEMPO, IRÃO CERTAMENTE CAUSAR EFEITOS ADVERSOS, ESPECIALMENTE OS ABORTIVOS.

 

Embora a terapia abortiva sejam conhecidos pela sua eficácia, alguns pacientes queixam-se que, se os medicamentos forem tomados por longos períodos de tempo, as enxaqueca aparecem com mais frequência. Esta é uma das razões pelas quais os pacientes procuram alguma forma de medicina complementar ou alternativa.


A acupuntura é benéfica no tratamento de dores de cabeça aguda e é possivelmente mais eficaz do que o tratamento medicamentoso profilático. Além disso os seus efeitos preventivos, sem efeitos adversos, possibilitam resultados duradouros, economicamente viáveis.

A enxaqueca é um dos sintomas mais comuns em clínica e é uma das patologias mais frequentemente tratadas, pincipalmente por responder tão bem à acupuntura e à medicina chinesa.


Principais causas das dores de cabeça e enxaquecas

1. A constituição genética herdada dos pais depende de 3 aspetos:

  • da saúde geral dos pais

  • da saúde dos pais no momento da concepção

  • das condições da gravidez da mãe

Quaisquer desses fatores podem afetar o desenvolvimento do feto e manifestar-se mais tarde como uma das causas das enxaquecas. Dores de cabeça persistentes e recorrentes que iniciam na infância (entre os 7 e 10 anos) é um dos principais indicadores genéticos.


2. Fatores emocionais são causas extremamente frequentes das enxaquecas. Quer seja, raiva, preocupação, medo, choques traumáticos ou esforço mental excessivo.


3. Excesso de trabalho sem o descanso apropriado é atualmente a causa mais comum de enxaquecas na sociedade ocidental.


4. Atividade sexual excessiva pode ser uma das causas de enxaquecas nos homens. Pacientes com sintomas de dor de cabeça e tonturas após a relação sexual, devem certamente moderar as ejaculações.


5. Alimentação irregular pode afetar diferentes órgãos e causar enxaquecas:

  • Não comer o suficiente;

  • Comer em excesso (ao ponto de provocar refluxo ou vômito);

  • Consumo excessivo de alimentos de natureza quente (pimentas, carnes vermelhas, álcool);

  • Consumo excessivo de alimentos gordurosos, processados, doces, lacticínios, salgados ou ácidos;

  • Comer fora de horas (comer muito depois do pôr do sol);

  • Intolerâncias ou sensibilidades alimentares;

  • Consumo excessivo de cafeína e cacau.


6. Acidentes graves e quedas que afetem a cabeça podem estar na origem das enxaquecas, que podem surgir muitos anos depois do acidente. Podem manifestar-se após estímulos emocionais fortes, como a raiva e frustação, ou qualquer outro desiquilíbrios orgânicos.


7. Partos muito próximos uns dos outros, abortos e perdas abruptas de sangue no parto podem estar na origem das enxaquecas.


8. Exposição ambiental a vento, frio e humidade, principalmente na região do pescoço pode causar rigidez dos músculos da cervical e causar o surgimento de enxaquecas.


Diagnóstico energético

Localização da dor Indica que meridianos de acupuntura estão afetados e determina os pontos de acupuntura utilizados no tratamento.


Intensidade da dor Geralmente uma dor surda, tipo facada ou com uma sensação de vazio indica uma condição crónica, enquanto uma dor latejante, acompanhada de tensão muscular ou sensação de peso pode indicar uma condição aguda. É importante ter sempre em consideração a intensidade da dor de cabeça, frequência e duração da mesma. As enxaquecas podem ser acompanhadas de sintomas como náuseas com ou sem vómitos e sensibilidade à luz e/ou som.

 

EM CONSULTA DISCUTE-SE OUTROS FATORES, INFORMATIVOS DA ORIGEM DAS DORES DE CABEÇA, TAIS COMO A HORA DO DIA EM QUE SURGEM, SE MELHORAM OU PIORAM COM O DESCANSO, O CLIMA, AS EMOÇÕES, A ATIVIDADE SEXUAL, A ALIMENTAÇÃO, A POSTURA, A MENSTRUAÇÃO E A COMPRESSÃO.

 

Plano de tratamento

Para reforçar e maximizar os efeitos terapêuticos da medicina chinesa, costumo combinar a acupuntura, com a fitoterapia chinesa e outros métodos de tratamentos se necessário. Ao mesmo tempo, é importante considerar a capacidade financeira do paciente relativamente ao número de sessões de tratamento.


Acupuntura e Fitoterapia Chinesa:

  • Enxaquecas ligeiras a moderadas que ocorrem todos os meses, muitas vezes associadas ao ciclo menstrual.

  • Enxaquecas acompanhadas de stress, tensão muscular no pescoço ou patologias da coluna cervical.

  • Enxaquecas acompanhadas de tensão pré-menstrual e/ou menopausa.


Apenas Acupuntura:

  • Enxaquecas relativamente ligeiras, pouco frequentes.

  • O paciente está a receber outro tipo de terapia complementar que não é completamente eficaz, como quiropraxia, homeopatia, etc.


Apenas Fitoterapia Chinesa:

  • Quando o paciente já tentou a acupuntura mas não está convencido de que está a funcionar, ou tem medo das agulhas, ou quando a sua escolha é limitada devido a constrangimentos financeiros.

  • A fitoterapia é extremamente importante quando a enxaqueca é intensa, grave e/ou persistente.


Acupuntura e massagem Tui Na:

  • Se a enxaqueca foi desencadeada por uma patologia da coluna cervical, tensão muscular na cervical, stress, depressão, ansiedade, etc., a combinação da acupuntura e da massagem Tui Na proporcionará ao paciente um maior alivio.


Sou da opinião de que as os métodos de tratamento da medicina chinesa são melhores do que os medicamentos profiláticos convencionais em períodos duradouros, são semelhantes ou melhores do que os analgésicos durante um ataque de enxaqueca, mas não são tão eficazes como os medicamentos abortivos em ataques extremamente agudos.

O melhor plano é utilizar a medicina chinesa como primeira linha de tratamento e tomar os medicamentos abortivos de enxaquecas se necessário, durante as fases iniciais do tratamento e gradualmente reduzindo o seu uso até que não sejam mais necessários.


Em termos de medicina ocidental, a grande maioria das dores de cabeça são devido a distúrbios funcionais sem patologia importante. Muitos destes casos são tratáveis com acupuntura, no entanto, quando um paciente apresenta um histórico recente de dores de cabeça persistentes, mas não tem histórico de dores de cabeça semelhantes, deve procurar um diagnóstico da medicina ocidental, pela possibilidade de ser uma patologia mais grave (como um tumor cerebral). Apesar de ser pouco comum é importante ter isso em consideração.


SE PROCURA UM MÉTODO DE TRATAMENTO NATURAL OU TEM INTERESSE EM REDUZIR E EVENTUALMENTE ELIMINAR A MEDICAÇÃO, ESTOU AO SEU DISPOR PARA DISCUTIRMOS O MELHOR PLANO DE TRATAMENTO.




Referências

  • The Treatment of headaches and Migraine by acupuncture by Dan Jiang. Journal of Chinese Medicine • number 35 • January 1991

  • Management of Migraine Using Traditional Chinese Medicine by Dan Jiang Journal of Chinese Medicine • number 76 • october 2004

  • Treatment of Chronic Refractory Migraine with Acupuncture and Chinese Herbal Medicine: A Case Series Journal of Chinese Medicine • Number 110 • February 2016

  • The Practice of Chinese Medicine: The Treatment of Diseases using Acupunture and Chinese Herbs by Giovanni Maciocia 1994 edition






Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page